terça-feira, 26 de outubro de 2010

Persona Prosopos Máscara

A palavra PERSONALIDADE



No teatro da Grécia antiga, os atores revestiam-se de uma "prosopos" para representar. Prosopos significa "aquilo que aparece". O prosopos possuia uma concavidade na embocadura, para ressoar e amplificar a voz do ator.

Os dominadores romanos aplicaram a idéia no teatro de Roma. Ao prosopos, deram o nome latino de "persona", por causa da capacidade de amplificar o som da voz, ou ressoar. "Persona", então, significa "para soar, aquilo que ressoa".


Os gregos usavam o prosopos (o que aparece, ou, o que parece ser) com o sentido de "fazer visivel" o "personagem". Ao mesmo dispositivo, os romanos davam o nome de "persona", com o sentido de "elemento para soar" a voz, para ser a vibração sonora da "personagem".

Hoje chamamos esse dispositivo de "Máscara". A palavra latina masca significava, "feiticeiro, criações fantásticas, obras diabólicas", no árabe - maskera - significava ironia, bufão, enganador, falseador.

A palavra personalidade designa a parte exterior do Ser, a parte que é visivel, e tem origem na "persona" do teatro romano, mas sem a conotação de "máscara, coisa diabólica".
personalidade é a parte Superficial, exterior, "de fora" do Ser, ela parece a Realidade do Ser, mas não o é, e enquanto não temos consciência disso, ela fica tomando o lugar do Ser.
Assim, aquilo que "aparece" em nós não é o Verdadeiro, o Senhor, o Real, o Espírito, porque não cessa de se modificar. Mas o Ser Real, o sem tempo em nós, não pode ser modificado, e esse sim é Real.

Portanto nossa pessoa, "ou persona", necessita  ser submetida ao Ser Real interno, e quanto mais permitirmos que o Ser Real, o não nascido" se manifeste, mais brilhante se tornará s nossa "persona", de um brilho que não faz sombra a ninguem, ilumina e ressona o Ser Real de todos.